O ser humano é um aprendiz em movimento. Todo momento em que trocamos com alguém é como se fosse uma aula, uma volta às cadeiras, mesas e salas que nos esperavam quando crianças, cada uma com um cenário e uma matéria diferente e única. E quais são as lições que pode deixar uma mãe indonésia, que precisa de dinheiro para comprar uma casa e levar o filho para morar com ela, pode deixar? E quando o professor é o pai de um amigo que lhe ensina que as oportunidades devem ser as mesmas para todos, independente de qualquer situação? O que pode ter de tão valioso na história de uma mulher que perdeu o irmão para a guerra na antiga Iugoslávia? O que todas essas personagens têm em comum com um desconhecido que muda tudo com um simples cumprimento?
Em ‘Uma lição de vida’, todas essas respostas estão espalhadas ao longo de páginas que nos fazem compreender o sentido de cada encontro que vamos acumulando. São relatos de quem sofreu e seguiu, de quem vibra força e
empatia, e inundou o autor de sentimentos e palavras que só poderiam vir ao mundo em um livro com o melhor do que a humanidade pode oferecer.
Com um toque de sensibilidade em realidades nem sempre confortáveis e revisitando episódios que machucaram e ensinaram, Egui Baldasso mostra o quanto desperdiçamos em não procurar saber mais dos outros, e tudo que podemos levar na bagagem quando paramos e nos importamos. Sempre que pedimos para ouvir dores e lamentos; ou respiramos e buscamos algumas explicações que há tempos dançam por nossos pensamentos sem que consigamos organizá-los. A verdadeira lição que será encontrada no livro que você tem agora me em mãos é se deixar surpreender. O mundo tem uma história para contar.